Pérfido Lusitano

quarta-feira, junho 29, 2005

Audaces Fortuna Juvat

A fortuna ajuda os audazes! Ora aí está uma bela fórmula. Mas afinal quem é essa fortuna?
No outro dia uma conversa ando por aí a deambular e desembocou na problemática questão o que é a sorte? A minha resposta imediata e espontânea foi estar no sítio certo à hora certa, ou pelo menos, conhecer alguém que esteja e que tenha o nosso contacto! Daí que seja importante conhecer muitas pessoas!
O meu interlocutor da ocasião foi espontaneamente mais erudito e menos prático e avançou com as seguintes formulações: sorte é a conjugação de eventos propícios, a associação de acasos felizes, casualidades bem-aventuradas e, a minha preferida de todas, emanar energias positivas de modo a que elas nos tragam de volta também boas energias e qualquer coisa mais. Eu não consigo conjugar eventos propícios, nem associar acasos felizes, mas emanar energias positivas sim... e comecei logo a emanar energias, esperando com curiosidade o que é que a minha energia traria de volta ao bater-me na porta.
É engraçado nos dias que correm ainda acreditarmos em termos tão básicos e primitivos como sorte e azar! "Ter sorte" acaba por ser uma coisa tão abstracta que é muito complicado definir. Se se trata de uma coisa de energias, então deve haver uma fórmula química qualquer... By the way, eu continuo a emanar as minhas e nem porta, nem telemóvel tocaram!
Esperar ter sorte é tipo esperar pelo bom tempo, pode-se esperar o que se quiser, pois não tem influência nenhuma no que realmente vem.
Enfim, bafejem-se de boa sorte e eu espero também que não chova!